TechAgro inova com tecnologia nacional para a colheita de algodão

A colheita mecanizada de um dos principais produtos agrícolas do país ganha, agora, um novo componente nacional: o Filme Safira RW, produto lançado pela Indústria de Soluções Plásticas Azul Pack (que produz a marca TechAgro voltada para o agronegócio), é o primeiro filme para colhedora de algodão com fabricação no Brasil. 

O novo produto, que será apresentado aos visitantes da Agrishow 2022, tem a proposta de otimizar e aprimorar a colheita automatizada de algodão com uma série de funcionalidades. “A grande novidade que trazemos para a feira é que, agora, o mercado tem uma solução nacional, totalmente funcional e com tecnologia brasileira, que atende a todas as especificações das colhedoras automatizadas”, destaca Sandro Santos, diretor industrial da Azul Pack/TechAgro. 

filme para colhedora de algodão
Primeiro filme para colhedora fabricado no Brasil maximiza a produtividade na colheita automatizada de algodão

Processo contínuo de enfardamento das fibras garante rapidez na colheita

Com o objetivo de maximizar a produtividade na colheita, um dos diferenciais do Filme Safira RW é sua função de enfardamento contínuo das fibras de algodão, dando maior agilidade ao processo. O produto é de fácil manuseio e transporte, feito com material de alta durabilidade, garantindo a qualidade do algodão mesmo quando exposto a diferentes condições climáticas. “Nosso material tem maior resistência em relação ao produto convencional”, acrescenta Santos. Outro destaque do Filme Safira RW é seu sistema de rastreabilidade (RFID), que permite ao produtor acompanhar todo o processo com praticidade e segurança. 

O diretor industrial da Azul Pack/TechAgro também observa que, por ser desenvolvido nacionalmente, o Safira traz ao produtor o grande diferencial de ser um produto adaptado às características do nosso país. “Ele é feito para o nosso clima, para a nossa geografia. Temos uma plataforma de produção totalmente versátil e feita a partir de nossas características”, pontua Santos. 

Produção nacional garante atendimento personalizado às necessidades do produtor

Por ser uma solução tecnológica brasileira, a proximidade geográfica e cultural trazida pela tecnologia da marca TechAgro torna-se também uma grande vantagem em relação ao mercado e, sobretudo, ao produtor rural — que agora tem a oportunidade de encontrar uma solução mais acessível para manter a qualidade de sua produção.  

“A cultura de algodão é muito crescente e importante no agronegócio brasileiro. Finalmente, o produtor tem uma opção nacional, de uma empresa que está próxima a ele, que se identifica com ele e tem uma produção ampliada”, avalia Santos. “Hoje, o produtor passa a ter não só uma segunda opção de filme de algodão, mas uma opção mais completa. Temos uma equipe técnica no Brasil”, acrescenta. 

Produção com material 100% reciclável e de fácil reaproveitamento

Buscando a integração entre tecnologia, eficiência e sustentabilidade, o Filme Safira RW foi desenvolvido com material totalmente reciclável, feito com um único tipo de resina e com base em produtos que não geram contaminação ao meio ambiente. “O produto foi pensado, desde o início, para ser sustentável”, comenta Santos. 

Os resíduos pós-consumo do filme podem, ainda, ser reaproveitados para outros produtos, prolongando seu ciclo de vida útil. “Ele pode ser reintroduzido a partir de cooperativas, por exemplo, podendo virar uma lona plástica, ser encaminhado para a indústria de transformação em geral, entre outros usos”, exemplifica o diretor industrial da Azul Pack/TechAgro. 

Práticas corporativas têm sustentabilidade como foco

Além do Filme Safira, a marca TechAgro ressalta que a sustentabilidade norteia o desenvolvimento e fabricação de todos os seus produtos. “A questão da sustentabilidade nasceu dessa nossa cultura industrial de não desperdício. Procuramos reaproveitar o máximo que podemos e, quando não mais possível, temos uma cultura de descarte consciente”, destaca Santos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin