Silagem de capim: quais as vantagens?

Sumário
Lona plástica para silagem

A pecuária é um dos setores que mais crescem no Brasil. Atualmente, grande parte da alimentação do gado de corte e do gado leiteiro é obtida por meio de pastagens, porém é muito comum enfrentarmos grandes períodos de seca. Nesses períodos, o pasto deixa de produzir nutrientes, sendo necessário buscar outros meios para suprir a alimentação dos animais.

Sendo assim, é muito importante a obtenção de um equilíbrio entre o suprimento de alimentos e a demanda de nutrientes pelos animais. Principalmente com o uso de animais de maior potencial genético, que demandam dietas balanceadas, à base de concentrados e volumosos de alto valor nutritivo.

Um dos meios que o produtor pode adotar para enfrentar esse problema é a técnica chamada silagem. Essa técnica consiste no armazenamento de forragens, grãos e biomassa, garantindo a conservação dos nutrientes presentes nos alimentos, se feito da maneira correta.

Um dos primeiros passos para garantir uma silagem de qualidade é a escolha da cultura a ser armazenada. Nesse artigo falaremos de uma das mais comuns e eficientes: a silagem de capim. Vamos abordar os benefícios dessa prática e também o preço de uma solução essencial para seu funcionamento: a lona plástica. Além de apresentar suas subculturas, como a silagem de capim Capiaçu e a silagem de capim Mombaça.

Banner Techsilo - silagem

Silagem de capim: o que é e para que serve

A silagem pode ser definida em um simples conceito: é o armazenamento da forragem altamente nutritiva que será utilizada para garantir uma alimentação adequada ou para complementar a alimentação dos animais, em especial os bovinos.

Não existe apenas uma forma de armazenar a silagem de capim, já que esta deve se adequar aos diferentes tamanhos da produção e da demanda da forragem, além do manuseio na fazenda. Abaixo listamos as três formas mais utilizadas pelos produtores.

Silagem de capim de superfície

Como o próprio nome sugere, a forragem picada é aplicada sobre o terreno e então coberta com uma lona plástica para silagem, que garantirá a conservação dos nutrientes. A principal vantagem dessa prática é o manuseio relativamente simples, que acaba trazendo mais agilidade na produção das fazendas.

Silagem de capim em trincheiras

Ao contrário da silagem de superfície, esse armazenamento consiste na construção de uma vala no chão para que a forragem seja depositada e então coberta com a lona plástica para silagem. Sua desvantagem é justamente a necessidade de escavação, porém esse tipo de silagem garante maior compactação da massa ensilada.

Silagem de capim em sacos

Em vez de ser coberta por lonas, esse tipo de silagem é armazenado de maneira fracionada em sacos plásticos para silagem, o que traz flexibilidade para o produtor, e pode ser utilizada tanto para pequenos como para grandes rebanhos.

Vantagens da silagem de capim

Você já sabe como a silagem é armazenada, agora falta conhecer as melhores opções de lavoura para garantir uma forragem nutritiva. As mais comuns são: silagem de milho, silagem de sorgo e silagem de capim.

De acordo com o Portal especializado em Nutrição e Saúde Animal da Vaccinar, o milho e o sorgo são culturas amplamente difundidas nessa técnica, mas a silagem de capim (como capim Mombaça e capim Capiaçu) traz mais vantagens ao produtor devido à produtividade elevada de matéria seca (MS) por hectare, quando bem manejada.

Ao comparar essas culturas fica clara a diferença de produtividade entre elas: o milho e o sorgo têm 15 a 20t MS/ha, enquanto o capim pode atingir entre 30 e 60t MS/ha. Além disso, a silagem de capim pode ser produzida nos mais variados tipos de terrenos, trazendo menos limitação topográfica do que as demais.

Capim

Silagem de capim Capiaçu e a silagem de capim Mombaça

Assim como toda cultura, o capim tem diversas variedades. As mais comuns são o capim Capiaçu, que é um cultivar de capim-elefante, e o capim Mombaça.

Ambos podem ser utilizados para produção de silagem e fornecidos para os animais em sistemas de produção de leite e carne bovina. Têm porte alto, se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem, apresentando maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho, sorgo, e também à cana-de-açúcar.

O capim Capiaçu caracteriza-se por apresentar touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecânica; folhas longas, largas e de cor verde. E o capim Mombaça apresenta baixa incidência de pelos em sua face superior, possui touceiras de folhas quebradiças, que podem atingir altura média de 1,65m e seus colmos podem remeter a uma coloração mais roxa.

Silagem com lona plástica

Silagem de capim: preço da lona para cobertura

Para que a sua silagem de capim dê certo, além de escolher um cultivar nutritivo, é preciso escolher corretamente a lona que cobrirá a silagem de capim, seja ela de trincheira ou de superfície.

É a escolha desse material que garantirá uma menor perda de nutrientes e alta vedação, assegurando que sua silagem de capim possa ser armazenada por um grande período (em geral, a silagem de capim pode ser armazenada entre 18 meses e 24 meses).

O preço da lona para cobertura da silagem de capim varia de acordo com a metragem necessária e a tecnologia empregada no material. Dentre as soluções mais recomendadas do mercado, tem-se a lona plástica conhecida como TechSilo. Utilizada para cobertura da silagem de capim, ela é produzida com a tecnologia multicamadas, uma das mais modernas do mercado, que garante o controle da temperatura interna e reduz a passagem de raios ultravioletas (fatores que interferem na qualidade da forragem).

Além disso, o TechSilo possui duas faces, de um lado é branco ou prata e do outro é preto. A face branca/prata reflete a maior parte da radiação ultravioleta e diminui a temperatura da camada superficial do silo. A face preta retém a radiação que transpassa a camada branca do filme plástico e neutralizar a energia interna gerada pelo silo.

Essa solução pode ser encontrada em bobinas com tamanhos de 4 a 20 metros de largura e de 50 a 100 metros de comprimento. Adequando-se a necessidade de silagem de capim e atendendo melhor ao produtor.

Para saber mais sobre o TechSilo, confira o vídeo abaixo. E caso queira mais informações, fale com um dos nossos especialista. (link para o formulário)

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco