Fretes rodoviários do agronegócio crescem 33,2% no primeiro semestre

Sumário

O dado faz parte da 8ª edição do “Relatório Fretebras — O Transporte Rodoviário de Cargas”, da Fretebras, com base na análise de 4,7 milhões de fretes publicados no primeiro semestre deste ano.

O primeiro semestre de 2022 foi marcado por obstáculos no agronegócio, como a quebra nas safras de soja – principalmente no Paraná, por questões climáticas – e a guerra da Ucrânia, que mudou a dinâmica da economia internacional e o comércio internacional de fertilizantes, já que a Rússia era o principal exportador e o Brasil o maior importador.

Porém, há apostas para um ano recorde de safra do milho safrinha, o que tem se confirmado, já que as expectativas são de crescimento da ordem de 30% na produção, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Isso também ficou evidenciado na plataforma da Fretebras no primeiro semestre deste ano: os fretes do grão aumentaram 64,7% na comparação com o ano passado.

O agronegócio representou 36% de todas as cargas publicadas na Fretebras no primeiro semestre, sendo o Rio Grande do Sul o estado mais representativo com 15,6% desses fretes, seguido por São Paulo (12,6%), Minas Gerais (11,9%) e Mato Grosso (11,5%).

Via Canal Rural.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco