Conheça a tecnologia de 7 camadas, umas das soluções mais modernas para cultivo protegido

Solução para cultivo protegido

Na agricultura moderna, a técnica do cultivo de plantas em ambiente protegido tem crescido exponencialmente, uma vez que possibilita ao empresário rural produzir diferentes cultivos em regiões desfavoráveis climaticamente. As principais variáveis climáticas (temperatura, radiação solar, umidade relativa e presença de CO2) podem ser controladas para obter melhores níveis de produtividade e qualidade. Atualmente, estruturas como estufa, túnel alto ou túnel baixo são exemplos de coberturas plásticas que podem possuir tecnologia de filme 7 camadas.

As lonas plásticas têm características e performances diferentes entre os vários fabricantes e conhecer os diferentes filmes plásticos existentes é fundamental para que o empresário rural saiba se o filme que está sendo adquirido é correto para sua região e cultivo, assim como a lona transparente para estufa. Tais características benéficas dos diferentes filmes plásticos de cobertura, como o plástico para estufa, dependem do tipo de resina utilizada, dos aditivos incorporados bem como da tecnologia de extrusão de filme 7 camadas.

+ LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre mulching: o que é, como usar e benefícios na agricultura

Nesse contexto, o uso de plásticos de polietileno tem papel fundamental para o mulching e na cobertura dessas estruturas e não pode ser considerado apenas uma barreira física ao desenvolvimento de plantas daninhas, mas, sim, um insumo que afetará a absorção de nutrientes, manutenção de água em quantidades adequadas as plantas, proteção contra algumas pragas o que resulta de forma significativa no aumento da produtividade e da qualidade do cultivo que está sob esse filme 7 camadas.

+ LEIA MAIS: Plástico para estufa: o que é, para que serve, quais os tipos, qual o melhor, como fazer a aplicação e onde comprar?

Filme 7 camadas

Tecnologia de extrusão de filme 7 camadas de polietileno para coberturas de estufas e arcos

O filme 7 camadas é uma revolução em relação aos benefícios que o produtor agrícola obterá nas coberturas plásticas e, por consequência, na possibilidade de controlar melhor as variáveis climáticas e obter melhores níveis de produção, qualidade e lucratividade em seu negócio.

A extrusão em filme 7 camadas é o processo mais avançado existente no mundo, capaz de individualizar cada um dos aditivos de alta performance em camadas específicas, bem como determinar a sua posição e tipo de aditivo para a otimização da temperatura, umidade relativa e radiação solar aos diferentes cultivos e climas regionais.

+ LEIA MAIS: Estufas agrícolas: quais são as vantagens e as desvantagens da utilização?

O filme 7 camadas tem uma série de benefícios adicionais em relação aos filmes com menos camadas, tais como:

• Melhor seleção de comprimentos de ondas específicos da radiação solar, que permite condições de maior performance de taxa fotossintética para a planta;

• Reduz a presença de gotas na superfície interna do filme 7 camadas e gotejamento nas primeiras horas da manhã, favorecendo a entrada de luz (melhor absorção solar pelas plantas), além de evitar ou diminuir o aparecimento de doenças fúngicas (plantas secas; sem presença de água sobre as folhas);

• Redução da incidência de radiação UV ou bloqueio total desse comprimento de onda (até 380nm). Podem controlar a entrada de UV em níveis ideais a cada tipo de cultivo ou, até mesmo, bloquear 100% a entrada de UV, o que reduz drasticamente a queima de folhas e frutos pela radiação solar e a incidência de insetos vetores de doenças (efeito antivírus);

• Isolamento térmico – Com a presença de aditivos específicos que podem reduzir a entrada de calor de radiação durante o dia (infravermelho), o filme 7 camadas proporciona um ambiente mais favorável às plantas, potencializando e padronizando o crescimento e a produção. Além disso, existem aditivos especiais que podem manter a temperatura noturna mais alta sob esses filmes, favorecendo um ambiente que permite à planta ter um desenvolvimento mais rápido, redução de riscos prejudicais de geadas, além de reduzir o consumo de energia em estufas com aquecimento;

• Resistência mecânica: garante resistência e durabilidade ao filme 7 camadas. A distribuição correta e posicionamento de aditivos de alta performance em camadas individualizadas em 7 camadas aumenta significativamente as propriedades mecânicas dos filmes plásticos, assegurando performance maior, mesmo em espessuras menores;

• Maior uniformidade das condições climáticas sob o filme 7 camadas, permitindo passagem de luz controlada, com comprimentos de onda específicos, menores variações de temperatura entre dia e noite, bem como umidade relativa adequada ao melhor desenvolvimento das plantas;

• A inserção de aditivos de alta performance, bloqueadores de radiação UV, no filme 7 camadas diminui de forma considerável a entrada e a multiplicação de insetos, reduzindo perdas e uso de defensivos químicos.

+ LEIA MAIS: Lonas plásticas: conheça as especificações

Portanto, a extrusão de filme 7 camadas utilizado na cobertura de estufas agrícolas é o caminho mais inteligente e eficiente ao produtor rural que deseja: maior controle das variáveis climáticas; obter maiores níveis de produtividade; reduzir perdas e custos; melhorar a qualidade de seus cultivos, bem como reverter todos esses benefícios em menores desembolsos durante a fase de produção, aumentando a sua lucratividade final.

Cultivo Protegido

Qual é o tipo ideal de filme 7 camadas para o meu cultivo?

A AzulPack TechAgro tem os equipamentos mais sofisticados do mundo em relação à extrusão de filmes plásticos e o mais avançado da América do Sul, com a possibilidade de extrusão de filme 7 camadas, utilização de resinas de alta performance e aditivos especiais visando as melhores propriedades óticas, térmicas e de resistência.

A linha de filme 7 camadas chamada TECHLUX e foi desenvolvida para permitir ao empresário rural produzir em regiões desfavoráveis e obter os melhores desempenhos produtivos. Cada aditivo individualizado nas diferentes camadas permite versatilidade e eficiência em diferentes cultivos e diferentes regiões do Brasil e do mundo.

A linha de filme 7 camadas TECHLUX de ALTA PERFORMANCE se divide conforme as categorias abaixo:

TechLux Clear: filme 7 camadas transparente com alta transmissividade e baixa difusão de luz, usado em coberturas e laterais de estufas, bem como macro e mini túneis. Recomendado para cultivos que exigem alta luminosidade e que estejam em regiões de alta nebulosidade, baixa incidência de radiação solar ou regiões com temperaturas mais baixas ao longo do ano. Ideal para cultivo de hortaliças de folha, tomates, pimentões, plantas ornamentais, entre outros.

TechLux Diffuse: filme 7 camadas plástico com alta transmissão e alta difusão de luz. Pode ser usado tanto na cobertura quanto nas laterais das estufas agrícolas. Permite melhor distribuição dos raios solares no interior das estufas, garantido maior uniformidade na absorção de luz pelas folhas, menores índices de queima de folhas e frutos, além de temperatura mais amena (independentemente da posição do sol ao longo do dia). Indicado para regiões de alta incidência de radiação solar, poucas nuvens e com alta temperatura. Pepinos, tomates, hortaliças de folhas, peixes, camarões, flores de corte e vaso, pimentões entre outros respondem muito bem a este tipo de filme.

TechLux White: filme 7 camadas plástico de coloração leitosa com sombreamento variando desde 30% a 80%, dependendo do cultivo e região. Pode ser usado nas coberturas e laterais das estufas agrícolas. Aconselha-se o uso para cultivos sensíveis à radiação solar, como morangos, violetas, samambaias, cogumelos, orquídeas, entre outros.

TechLux White LT (Low Tunnel): filme 7 camadas para mini túneis, controlando a temperatura interna e a quantidade de radiação solar. Indicado para cultivo de morangos e hortaliças folhosas.

TechLux Black/White: filme 7 camadas preto e branco desenhado para cobertura e laterais de estufas para colheitas programadas, que exigem escurecimento total (blackout) em seu interior ou o controle de fotoperíodo (horas de luz incidente). Recomendado para a produção de camarão na fase larval, cogumelos e alguns tipos de flores.

+ LEIA MAIS: Soluções para o agronegócio: filmes plásticos

* Vale salientar que, independentemente dos tipos listados acima, na linha filme 7 camadas, todos têm aditivo antiestático de última geração, possibilitando menor deposição de partículas de poeira e melhor qualidade de luz às plantas.

A linha de filme 7 camadas é uma produção pioneira na América Latina. Todas essas soluções plásticas são produzidas nas unidades fabris da AzulPack, que juntas somam mais de 100.000 m² e com capacidade instalada para 12.000 toneladas por mês.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco