O que você procura?

Tudo o que você precisa saber sobre silo e silagem: o que é, tipos, para que serve e onde comprar

O silo permite o armazenamento de grãos, forragens e biomassa com preservação dos nutrientes, podendo ser realizado de diversas formas. Leia o artigo para saber o que é e conhecer os tipos.
Conteúdo

O agronegócio tem a necessidade de armazenar grãos, forragens e biomassa com manutenção dos nutrientes presentes. Entre os motivos está a alimentação do gado de leite e de corte, por exemplo, que pode ser mantida mesmo em período de estiagem ou de baixa produtividade.

O silo é uma forma de fazer a armazenagem com vedação adequada e tecnologia que evita tudo o que pode prejudicar a silagem, como umidade, temperatura e troca gasosa com o ambiente externo.

Nesta publicação, você entenderá o que é, o que significa, o que faz e para que serve um silo. Além de tipos de cultura para silo, como silagem de milho, quanto custa, onde comprar, quais são os principais tipos de silo e quais são as soluções plásticas adequadas para o processo.

Silo: o que é, o que significa, o que faz e para que serve

No Brasil, a Lei n°9.973, de 2000, regulamenta os sistemas de armazenagem dos produtos agropecuários como o silo, que precisa preservar a umidade e o controle da temperatura e a troca gasosa.

O silo consiste em uma unidade de armazenamento este trecho está repetido o processo tem como principal objetivo garantir a vedação necessária para manter a qualidade adequada da silagem.

Um exemplo muito comum na agropecuária é na alimentação do gado leiteiro e de corte. Afinal, é necessário o armazenamento da silagem com vedação para conservar os nutrientes e, consequentemente, contribuir para a qualidade do alimento dos bovinos. eles não são mantidos, este processo visa perder o mínimo possível.

De acordo com o dicionário Michaelis, silo significa um “recipiente cavado no solo para armazenar cereais e forragens verdes”. Além disso, pode consistir em um “reservatório de alvenaria em forma de torre, usado para armazenar cereais, cimento ou outros produtos”. Há ainda uma terceira descrição, mas que não se trata da versão utilizada no agronegócio: “construção subterrânea, revestida de concreto e aço, onde são estocados mísseis prontos para lançamento”.

Tipos de silo de armazenagem de forragens

silo pode ser realizado de diferentes formas e, por isso, há diversos tipos distintos que possuem o mesmo objetivo. A escolha da melhor opção deve envolver a quantidade de armazenamento e o espaço disponível.

Agora que você já sabe o que é, o que faz e para que serve o silo, explicaremos qual é a melhor opção para você, selecionando três tipos com suas vantagens e desvantagens. Conheça mais o silo de trincheira, o silo bag e o silo de superfície.

Silo de trincheira

É o tipo de silo mais comum e possui baixo custo tanto para produção quanto para manutenção. A principal característica é uma vala feita no solo que auxilia na compactação da silagem e é coberta por uma lona, que é uma solução plástica específica para a finalidade de armazenar e proteger grãos e forragens contra gases externos e intempéries.

Com a solução plástica específica, o silo consegue evitar a troca de gases, como o oxigênio, entrada de umidade e até controle da temperatura. Na hora de escolher o melhor produto é necessário levar em consideração a qualidade da lona para silo, além da durabilidade e custo-benefício.

Sacos para silagem

Silo bag

Outro tipo de silo é o Silo Bag, que é o armazenamento feito em bolsas ou sacos, que precisam ser muito resistentes para cumprir com o objetivo de vedação e não romper. O tipo é adequado para facilitar o estoque, pois não precisa de um local específico para armazenar.

Lona para silagem 200 micras

Silo de superfície

O terceiro tipo de silo é o silo de superfície, que não exige construção de valas, pois é feito sobreo próprio solo. Sendo assim, a silagem é armazenada e compactada diretamente no chão e depois é coberta com uma lona adequada que, assim como no silo de trincheira, evita umidade e troca gasosa, além de controlar a temperatura.

Silo de milho

Silo de milho

Existem diversos tipos de culturas que podem ser usadas para a produção da silagem, como alfafa, capiaçu e capim, dentre outras. Dentre elas, o silo de milho costuma ser a mais comum e é o mais indicado para solos férteis e clima mais favorável. Além disso, o silo de milho se destaca como uma opção nutritiva e sustentável para a alimentação do gado.

Dentre os benefícios do silo de milho, o principal seria o seu valor nutricional, pois o milho é uma fonte rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos animais. Além disso, a silagem melhora ainda mais a digestão dos nutrientes presentes no milho.

A alta palatabilidade é outro aspecto importante do silo de milho. Isso porque o sabor mais adocicado da cultura torna a silagem atraente para os animais, estimulando o consumo, mas sem deixar de lado a boa nutrição, promovendo uma dieta balanceada para os animais. O silo de milho é extremamente versátil e pode ser aplicado em diferentes estágios de desenvolvimento animal, desde os bezerros até em animais adultos.

No processo de silagem, o silo de milho é obtido a partir da fermentação anaeróbica da planta, em um ambiente úmido. Este processo permite a preservação das características nutricionais do milho, tornando-o um alimento altamente digestível para o gado bovino, além dos suínos e qualquer outros animais ruminantes.

Algumas etapas são essências na hora de produzir o silo de milho, começando pela colheita da planta no estágio adequado de maturação, quando os grãos estão no ponto ideal de amadurecimento e os restantes da planta apresentam uma boa proporção em matéria seca.

O segundo passo é transformar o milho em pequenas partículas, o que facilita a compactação e fermentação adequada, sendo ensilada em silos, onde ocorre o processo de fermentação anaeróbica.

Solução plástica para silo

O TechSilo é o filme plástico de alta performance desenvolvido especificamente para a cobertura de silagens .

Além disso, o moderno material usado na solução plástica para silo possui tecnologia multicamadas que permite o controle da temperatura interna e redução da passagem de raios UV. O produto pode ser encontrado nas cores preto e branco ou preto e prata. Entenda como a cor impacta no uso do produto:

  • Face branca ou prata: reflete a maior parte da radiação ultra violeta e diminui a temperatura da camada superficial do silo
  • Face preta: reter a radiação que transpassa a camada branca do filme plástico e neutralizar a energia interna gerada pelo silo.

A lona TechSilo pode ser encontrada em diferentes metragens: pode ter largura de 4,0 a 12,0 metros e comprimento de 50,0 ou 100,0 metros.

Outro produto da marca é o saco para silagem, que tem o objetivo de armazenar as forragens através de empacotamento manual ou com mecanismo e é produzido com material virgem e aditivação UV.

Focado principalmente nos pequenos e médios produtores, o produto para silo pode ser leitoso ou preto e liso, com opções de impressão com largura de 50,0 a 75,0 centímetros e comprimento de 90 a 110 centímetros.

Ainda existem outras soluções plásticas para o agronegócio. Conheça.

TechLona

Lona multicamada para uso diverso e que possui as vantagens de ter maior durabilidade e resistência mecânica

TechLux

Filme para uso em cultivo protegido. Entre as principais vantagens está a proteção UVA e UVB, a durabilidade, o controle de temperatura interna e a resistência mecânica.

Safira

Solução para o enfardamento das fibras de algodão durante a colheita.

TechLux Banana

Filme para proteção dos aspectos físicos e visuais de cachos de banana. Entre as vantagens está a proteção UVA e UVB, a barreira física contra danos mecânicos, a diminuição da queima dos frutos pela radiação e a redução do aparecimento de insetos em razão da cor azul.

Acqua Pró

Manta de impermeabilização para pequenos reservatórios de água.

TechCover

Solução em plástico para se aplicar na cobertura de canteiros buscando se economizar com irrigação, adubação e capina. Diminui a incidência de plantas invasoras, mantém a umidade do solo e potencializa a produtividade da cultura.

Onde comprar e quanto custa uma solução plástica para silo?

Se a sua dúvida é “quanto custa” uma solução plástica para silo, você precisa saber que o preço varia de acordo com a metragem necessária e a tecnologia empregada no material. A escolha da solução para silo deve envolver a durabilidade, tamanho adequado e assistência da equipe pós-vendas.

Busque por uma empresa especializada que atenda todas as necessidades com ótimo custo-benefício e tecnologia, além de ser referência no setor, com um time de consultores preparado para tirar todas as dúvidas sobre soluções plásticas para silo e para o agronegócio de modo geral. Se você quer saber onde comprar essa solução, fale com um time especialista no assunto!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Departamento Comercial

Trabalhe Conosco