A produção de uvas está distribuída por todo o Brasil, com destaque para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e para a região do vale do São Francisco, em Pernambuco, com área estimada de 75 mil ha. Nesta área, foram produzidas aproximadamente 1,7 milhão de toneladas de uvas na safra 2022/23, com média de 22,6 ton/ha.
As regiões produtoras apresentam climas bastante diversos e características específicas para cada período do ano. Na região produtora do Nordeste, o clima ao longo do ano é sempre quente e com alto índice de radiação solar, marcado por períodos de chuvas ou de secas.
Já na região produtora do Sul, o clima é caracterizado por um período quente e outro frio, com maior umidade em ambos e menor índice de radiação solar no inverno. Esses fatores climáticos podem trazer problemas fitossanitários específicos em cada região, como o surgimento de podridões de frutos, doenças foliares e distúrbios fisiológicos específicos para cada caso.
A aplicação do filme plástico correto irá auxiliar o produtor rural no manejo e na redução dessas doenças causadas pelas condições climáticas indesejadas.
Dicas importantes
Com essa grande variação de climas em regiões produtoras de uvas, é preciso definir a variedade selecionada para a região e de acordo com o destino comercial que o produtor irá atuar – uva de mesa ou industrializada.
A uva produzida pode ser destinada para o consumo in natura ou para a fabricação de sucos, vinhos e seus derivados. Para o consumo dos frutos, o produtor precisa ter cuidados com as características organolépticas dos frutos, entregar ao consumidor final cachos bem formados, com bagas sadias e saborosas.
Para os frutos processados, é preciso atenção ao correto teor de açúcar nos frutos (°Brix), principalmente.
Com o conhecimento do clima onde a produção será instalada e das exigências da variedade de uva a ser cultivada, o produtor precisa definir o melhor filme plástico na instalação do cultivo protegido para propiciar o microclima ideal para sua produção.
+ LEIA MAIS: Plástico para estufa: o que é e para que serve? Qual o melhor?
Aditivos
Os aditivos especiais utilizados nos filmes plásticos TechAgro têm funções específicas que permitem a fabricação de filmes térmicos, fotoconversores de radiação solar, bloqueio de radiação U.V., difusores de luz e antiestáticos (redutorde poeiras).
Com essa aditivação, é possível aprimorar os filmes com melhor qualidade de luz para as plantas, maior transmissão de luz em filmes de alta difusão, maior resistência e maior tempo de garantia.
Os filmes térmicos podem ser utilizados para redução de temperaturas no microclima de produção. Os filmes bloqueadores de radiação U.V. reduzem a germinação de esporos de alguns fungos e bactérias, e apresentam ação repelente a insetos fitófagos como pulgões, tripes e traças.
Os filmes difusores de luz distribuem melhor a luz por todo o ambiente protegido, com redução do efeito de sombra entre as folhas e maior eficiência fotossintética das plantas.
A qualidade da luz resulta em maior produtividade, menor incidência de pragas e doenças, melhor qualidade dos frutos produzidos, menor gasto com defensivos e maior retorno financeiro para o produtor rural.
Por Gilberto Rostirolla Batista de Souza, Doutor em Agronomia – Depto Técnico AzulPack TechAgro, publicado originalmente na revista Campo e Negócios.