A produção de plásticos no mundo já atinge o volume de 8,3 bilhões de toneladas, segundo estudo da revista Science. Um dos materiais mais utilizados e popularmente conhecido é a lona plástica. Produzido com o polietileno, trata-se de um material leve, resistente e de múltiplas aplicações, que por ser muito versátil é um campeão de vendas.
A lona plástica é um material para proteção, já que é impermeável, podendo ser aplicada nos mais diversos segmentos do mercado, abrangendo ramos como o agronegócio, a construção civil, o comércio e as indústrias, em geral.
Além disso, a lona plástica é comercializada em diversas espessuras e tamanhos, além de variadas cores, como a lona plástica preta e branca, podendo assim se adequar de acordo com a finalidade a ser empregada. A lona plástica preta, por exemplo, é comumente usada na construção civil, já a lona plástica transparente para estufa, no agronegócio.
Como já deu para perceber, a lona plástica é extremamente versátil. Nesse artigo abordaremos mais sobre suas finalidades, seus tipos e o preço da lona plástica.
Especificações da lona plástica
O mercado de lonas plásticas disponibiliza o material em diversas espessuras, tamanhos e cores, ou seja, a compra do tipo do material irá depender da finalidade empregada a ele. Por exemplo, a lona plástica mais fina é indicada para os projetos mais simples e a lona plástica mais espessa para projetos que precisam de maior proteção e segurança.
Além da espessura, é preciso definir o tamanho da lona plástica que será adquirida. Para isso, é necessário saber qual será a função do material. A lona plástica pode ser encontrada em 50, 100, 150 e 200 micra, plural de micrômetro, que corresponde à milésima parte de um milímetro. É necessário realizar um cálculo de micragem para definir a quantidade ideal de lona para a obra.
Por fim, existem lonas plásticas coloridas ou transparentes e algumas, para fins mais técnicos, são produzidas exclusivamente com resina virgem aditivada, como a com aditivação anti-UV, criando um plástico resistente aos raios ultravioletas.
Lonas plásticas: preta, preta e branca e transparente
A escolha da cor da lona plástica é impactada diretamente para a finalidade a qual será aplicada, onde as lonas coloridas possuem uma pigmentação específica, enquanto as lonas transparentes não são pigmentadas.
É mais comum que as lonas plásticas com cores mais escuras sejam mais quentes e disfarcem melhor possíveis sujeiras. Ao contrário das lonas com cores mais claras que são conhecidas por diminuir a temperatura, mas, em contrapartida, podem evidenciar a sujeira do local.
Lona plástica preta
A lona plástica preta é a mais comum e versátil entre todas as opções disponíveis no mercado. É facilmente encontrada em construções civis, podendo ser empregada para proteger o chão ao realizar a pintura de tetos, paredes ou objetos, por exemplo.
Produzida com polietileno de baixa densidade (o que chamamos de PEBD), a lona plástica preta é conhecida por dificultar a passagem dos raios ultravioletas, garantindo mais proteção para os materiais e/ou locais em que será empregada, porém retem mais calor devido a sua cor.
Além disso, é produzida no mais moderno processo de co-extrusão disponível no mercado: a tecnologia multicamadas, que permite a aplicação específica de resinas para o cumprimento das mais variadas exigências.
Lona plástica dupla face: preta e branca
A lona preta e branca é uma lona diferente das demais, já que essa pode ser considerada uma lona dupla face, onde uma face é preta e a outra face da lona plástica é branca, proporcionando a combinação do benefício das duas cores:
- Face branca (ou prata, sendo mais uma opção): reflete a maior parte da radiação ultravioleta e diminui a temperatura da camada superficial
- Face preta: retem a radiação que transpassa a camada branca da lona plástica, permitindo o controle da temperatura interna e redução da passagem de raios UV
A principal aplicação da lona preta e branca é o armazenamento da silagem, um método comum do setor agrícola onde se armazena a forragem que alimenta os animais.
Essa lona plástica preta e branca protege e veda a silagem contra gases externos, além de controlar a temperatura interna e reduzir a passagem de raios UV, possuindo alta resistência mecânica e a aditivação anti-UV.
Lona plástica transparente
A lona plástica transparente é um material não pigmentado, geralmente produzido com resinas virgens. Por essa razão, é empregada para a cobertura e/ou proteção de materiais que precisam de inspeção ou algum tipo de verificação, assegurando uma ótima visibilidade.
+ LEIA MAIS: O que são estufas agrícolas?
Lonas plásticas coloridas
Além das opções citadas acima, ainda há algumas outras cores especificas de lonas plásticas, como a amarela, a verde e a azul. Confira abaixo as aplicações mais comuns de cada uma:
- Lona plástica amarela: é mais encontrada em obras de construção civil ou reformas
- Lona plástica verde: comumente utilizada para impermeabilizar o solo
- Lona plástica azul: aplicada em reformas, já que essa tonalidade de cor não aquece tanto quanto as demais
Lona plástica para estufa
As estufas agrícolas, de acordo com a definição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), são estruturas construídas com diversos materiais, como madeira, concreto, ferro, alumínio e etc., cobertas com materiais transparentes que permitam a passagem da luz solar para crescimento e desenvolvimento das plantas.
+ LEIA MAIS: Qual o plástico usado em estufas?
É por isso que uma das aplicações mais conhecidas da lona plástica transparente é sua aplicação como lona para estufa agrícola, já que essas estruturas têm como objetivo absorver o calor proveniente do sol e mantê-lo condicionado em seu interior e a cobertura com essa lona plástica permite a passagem da luz solar.
Lona plástica para proteção
É fato que a lona plástica é um material super versátil, leve e resistente, mas talvez ela seja aplicada de formas que você nem imagina, como o uso da lona plástica para proteção.
Uma possibilidade é a aplicação da lona plástica na construção civil, podendo ser usada na proteção de materiais de construção, como ferramentas, areia e pedras, além da proteção de taludes e arrimo (coberturas de encostas). A lona plástica ainda pode ser utilizada na cobertura de barracos, como cobertura provisória para telhados, na prevenção de desmoronamento de terra e na forração de ambientes e móveis durante a pintura, por exemplo.
Outro exemplo de aplicação é a lona plástica para tanque de peixe, no ramo de piscicultura, já que esse material garante a impermeabilização do solo, tornando possível o cultivo de peixes, camarões e etc., protegendo-os de possíveis contaminações.
Além de tudo isso, a lona plástica ainda pode ser utilizada como proteção no transporte de cargas, proteção de barracas de camping, seja para impedir a umidade do solo ou para cobrir a barraca, proteção de maquinários… Enfim, já ficou claro como esse é um material multiuso, não é mesmo?
Lonas plásticas: preço
Por fim, você deve estar se perguntando qual o preço da lona plástica. A verdade é que esse é um material de baixo custo. Porém, é necessário ter muito cuidado ao escolher onde comprar sua lona plástica.
Afinal, materiais de baixa qualidade deterioram com muita rapidez e, consequentemente, não possuem a resistência mecânica necessária, rasgando com facilidade. Por isso, não podemos nos basear somente no preço do m² da lona plástica, mas sim na qualidade do produto e confiabilidade da marca escolhida.