
Com as diversas mudanças climáticas, nem sempre o pasto estará propício para alimentação de todo o gado de uma fazenda. Isso é um problema, já que a nutrição adequada é um dos pontos mais importantes para a criação de gado na agropecuária, seja para pecuária leiteira ou para pecuária de corte.
Por isso, muitos pecuaristas utilizam da silagem, que é uma prática para armazenamento da forragem. Mas, para que a silagem permaneça com qualidade, é necessário cobri-la com uma lona para silagem adequada.
Você sabe o que é uma lona para silagem? Para que ela serve? Qual a lona para silagem de milho e outras culturas mais adequadas? Além disso, existem diversas espessuras da lona para silagem, como a lona para silagem de 150 micra e a lona para silagem de 200 micra. Mas qual é a melhor?
Se essas são perguntas que te interessam, continue lendo esse artigo, pois temos todas as respostas abaixo!

Para que serve a lona para silagem?
O principal objetivo da silagem é garantir melhores condições de alimentação aos animais, o que é fundamental para uma produção com qualidade. Isso ajuda a elevar a produtividade da fazenda e consequentemente oferece mais qualidade de vida aos animais, além de gerar maior rendimento para o negócio.
+ LEIA MAIS: saiba o que é silagem, como fazer, quais os tipos e para que serve
Mas para que a prática da silagem dê certo é preciso escolher corretamente a lona para silagem, já que ela faz a cobertura da silagem, proporcionando a proteção e a vedação necessária. Esse processo garante menor perda nutricional da forragem e permite que o alimento seja armazenado na lona para silagem por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo.
Por fim, existem muitos tipos de lona para silagem, para diferentes tamanhos de produção e de silagens. Contudo, dois tipos de ensilagem são os que mais usam a lona para silagem.
- Lona para silagem de superfície: consiste em uma compactação de forragem picada aplicada sobre o terreno, sem necessidade de escavação, que depois é coberta com a lona para silagem. Tem como principal vantagem o manuseio relativamente simples e oferece mais agilidade e produção às fazendas.
- Lona para silagem em trincheiras: consiste na construção de uma vala no chão onde a forragem é armazenada e então coberta com a lona para silagem. Proporciona um resultado mais eficiente pela maior facilidade na compactação da massa ensilada.
Lona para silagem de milho e outras culturas
No Brasil, a silagem de milho costuma ser a mais comum, mas é possível fazer com diversas outras culturas, como a alfafa, o capiaçu e o capim, dentre outras. Abaixo algumas das opções de lavoura para a operação.
- Milho: é o mais indicado para solos férteis e clima mais favorável
- Sorgo: contém de 80 a 90% do valor energético do milho e é indicado para solos mais pobres ou localizados próximos a centros urbanos
- Capim: tem muitas vantagens e pode ser armazenado por um período maior
- Alfafa: tem altos níveis de proteína e boa tolerância ao inverno e à seca
- Milheto: inferior ao milho e ao sorgo por conter menor quantidade de grãos
- Girassol: recomendado para cultivo em safrinha
É importante mencionar que a lona para silagem de milho e outras culturas não melhora o valor nutritivo da forragem conservada, ela apenas conserva o valor nutritivo e o nível de qualidade inicial de quando a silagem foi feita. É por isso que para ter uma silagem de boa qualidade, é necessário ensilar uma forragem de boa qualidade e seguir o processo corretamente.

Lona para silagem de 150 micra e 200 micra
A lona para silagem pode ser encontrada em diversas espessuras, tamanhos e cores, ou seja, a compra do tipo do material dependerá do projeto em questão.
Há uma unidade de medida utilizada para indicar a espessura da lona para silagem: a micras, plural de micrômetro, que corresponde à milésima parte de um milímetro. É necessário realizar um cálculo de micragem para definir a quantidade ideal de lona para uma obra. Assim, a lona para silagem de 150 micras é um pouco mais fina que a lona para silagem de 200 micras.
Mas para escolher a lona de silagem ideal é necessário levar em conta outras questões além da espessura, como a tecnologia, os aditivos e a qualidade do material utilizado. Além disso, a cor da lona também é um fator de suma importância.
Por exemplo, a TechSilo, a lona para silagem da TechAgro, possui duas faces, onde um lado é preto e o outro branco ou prata, combinando o benefício das duas cores. Confira abaixo como a cor impacta no uso desse produto.
- Face branca ou prata: reflete a maior parte da radiação ultravioleta e diminui a temperatura da camada superficial da silagem
- Face preta: retém a radiação que transpassa a camada branca da lona para silagem e neutraliza a energia interna gerada pela silagem
