A água é o recurso ambiental essencial à vida. Com as mudanças climáticas, aumento da população, necessidade de maior quantidade de alimentos produzidos, consequentemente, a humanidade necessita da maior quantidade disponível de água potável para suprir a crescente demanda. Uma das formas mais viáveis, rápidas e de melhor custo/benefício é por meio do armazenamento da água em reservatórios artificiais.
O Brasil sempre foi conhecido por sua riqueza hídrica prontamente disponível em sua maior parte do território. Porém, em algumas regiões, a população sofre historicamente com os períodos de secas prolongadas.
Com as alterações climáticas promovendo concentração de chuvas em poucos dias, essa disponibilidade de água doce está, a cada ano, mais incerta e de forma generalizada em nosso país.
Impactos
Segundo o relatório de riscos globais de 2019 apresentado no Fórum Econômico Mundial, a escassez de água é um dos 10 riscos potenciais mais evidenciados para causar impactos na economia mundial.
A FAO, em 2020, sugeriu através de “O Estado da Alimentação e da Agricultura (SOFA)”, que os governos de cada país desenvolvam políticas para a criação de soluções para a redução dos riscos de escassez e déficit hídrico visando garantir a segurança alimentar.
Uma das soluções mais rápidas que o produtor rural consegue acessar, com maior segurança na reserva de água, é pela construção de tanques para o armazenamento dos excessos de água nos períodos de chuvas, para redistribuição nos períodos de secas.
Os reservatórios, no entanto, apresentam três tipos marcantes de perdas da água armazenada: por vazão do excedente da capacidade do tanque, pela percolação e pela evaporação.
Para resolver as perdas por percolação a solução é revestir o reservatório com uma manta plástica que pode ser um material mais fino ou até a com geomembranas para tanques mais profundos.
Solução eficiente
A solução para minimizar os efeitos da evaporação é a cobertura do tanque através de um filme plástico mais fino ou mantas mais espessas no caso de cisternas.
Com os reservatórios protegidos, bem dimensionados e projetados para cada caso, o produtor terá como benefício água mais limpa, coletar água do período de chuvas, recolher o excedente da irrigação para reuso, reduzir perdas de água e garantir maior segurança na produção durante os períodos de veranico e estiagem.
A AzulPack TechAgro traz ao Brasil a solução ideal para os reservatórios, por meio da manta de revestimento TechRevest de 300 micra de espessura, disponibilizada nas larguras tradicionais de mercado de 8, 10 e 12 e 14 m de largura.
Inovações
Além destas medidas, a AzulPack TechAgro, empresa 100% nacional, traz ao mercado, com exclusividade, a TechRevest, com 18 m de largura para a proteção da água em reservatórios com maior capacidade, sem a necessidade de emendas.
Com a TechRevest, o produtor poderá reservar até 2,5 milhões de litros de água em sua propriedade, com aproveitamento das águas de chuvas, rios, poços artesianos ou águas de reuso.
Esse armazenamento será essencial para ter um plano seguro para as épocas de estiagem, permitindo maior chance de garantir produção com alta qualidade, safra com valor diferenciado, minimizando perdas e maximizando ganhos.
Os filmes agrícolas TechAgro são produzidos com matéria-prima 100% virgem, sem o uso de material reciclado. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, resistência e melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material.
Os aditivos especiais utilizados pela AzulPack aplicam funções específicas que possibilitam aprimorar os filmes com melhor qualidade, maior resistência e maior tempo de garantia.
Resultados reais
A AzulPack TechAgro traz soluções inteligentes às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso.
“TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção”.
Por Gilberto Rostirolla Batista de Souza, Doutor em Agronomia – Depto Técnico AzulPack TechAgro, publicado originalmente na revista Campo & Negócios.