A silagem é uma prática de armazenagem de alimento rico em nutrientes, oferecendo uma fonte concentrada de energia, proteínas, vitaminas e minerais, muito usada na dieta do gado leiteiro e do gado de corte. Ela é especialmente útil durante o inverno ou períodos de seca, quando o pasto é escasso, já que ajuda a manter o peso e a saúde dos animais, aumentando a produção de leite e carne e consequentemente garantindo a lucratividade do produtor.
Além disso, a silagem pode ser produzida o ano todo, garantindo que o gado tenha uma fonte constante de alimento, é fácil de armazenar e econômica. Se você é um produtor de gado, considerar o uso de silagem em sua produção pode ser uma excelente opção para melhorar a saúde e a produção de seus animais.
Entre as mais produzidas tem-se a silagem de sorgo, que é um alimento valioso e amplamente utilizado na alimentação do gado em muitas partes do mundo. Mas o que é silagem e por que o sorgo é uma das culturas mais utilizadas na sua produção?
Este artigo responderá essas perguntas. Além de passar por importantes pontos, como o preço da silagem de sorgo, o valor nutricional e a silagem de sorgo boliviano, uma espécie bem difundida no Brasil. Vamos lá?
O que é a silagem? E o silo?
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é chamada silagem a forragem verde, suculenta, armazenada na ausência de ar, por isso é coberta por uma lona plástica para silagemou ensacada com sacos específicos para silagem, e conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. Vale ressaltar que para garantir a qualidade
O processo de cortar a forragem, colocá-la no silo (locais onde são armazenadas), compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação é chamado de ensilagem. Sendo os silos horizontais os mais comuns:
- Silo de trincheira: é necessária a escavação do solo, para que a forragem possa ser compactada nesse local e então coberta pela lona plástica, que garantirá a vedação e a conservação dos nutrientes da silagem preparada.
- Silo de superfície: é feito em cima do solo, ou seja, a forragem é depositada sobre o solo e coberta pela lona plástica. A desvantagem é a menor quantidade de silagem que pode ser armazenada, em comparação com a de trincheira, e a vantagem é que nenhuma escavação ou construção é necessária para realizar esse tipo de armazenamento.
O planejamento do tipo de silo e o seu tamanho dependerão de vários fatores, como a quantidade de cabeças de gado que vão ser alimentadas, qual será a cultura da silagem, a quantidade de silagem a ser fornecida por dia e por quantos dias. Para saber mais e quais cálculos deverão ser feitos, acesse esse informativo sobre silo da Embrapa.
Silagem de sorgo: quais são as vantagens?
Agora que você já sabe o que é silagem e como ela é armazenada, podemos falar sobre as melhores culturas para tal prática. Importante ter em mente, que no processo de ensilagem, o princípio de conservação da forragem é a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta.
Por esse motivo, as melhores culturas para trabalhar na silagem são aquelas com elevado teor de açúcares solúveis. Como é o caso da silagem de milho (clique no link para saber mais sobre essa cultura), e da silagem de sorgo)
O sorgo é uma planta forrageira que possui alta capacidade de rebrota, assim uma de suas maiores vantagens é a produção total de matéria seca por área, por isso a silagem de sorgo é tão utilizada. Outra característica importante da silagem de sorgo é sua capacidade de alta produção em regiões ou em períodos menos chuvosos.
Muitas pesquisas apontam o sorgo como uma das poucas culturas que possuem todos os requisitos para que a silagem ocorra de maneira ideal, principalmente pelo seu processo fermentativo, assim a silagem de sorgo não precisa de aditivos.
Sorgo Gigante Boliviano (Fonte: Agromove)
Silagem de sorgo boliviano: valor nutricional
Uma das cultivares mais conhecida do sorgo é a AGRI 002E, popularmente conhecida como Sorgo Gigante Boliviano, que teve uma chegada relativamente recente no mercado brasileiro, em 2017, mas que rapidamente foi aprovada pelos pecuaristas. O sorgo boliviano, planta que supera facilmente os cinco metros, passou por pesquisas de desenvolvimento na Bolívia por mais de uma década.
Pesquisadora líder de um projeto da Embrapa Agropecuária Oeste, que tem como foco a silagem de sorgo boliviano, Marciana Retore menciona que uma das principais vantagens da silagem de sorgo boliviano é a rebrota, que permite mais de um corte para a produção de forragem, reduzindo os custos de produção. Além disso, essa cultura tem maior tolerância ao estresse hídrico, baixo custo para produção de silagem e menor demanda por nutrientes, em relação ao milho, podendo ser uma boa alternativa para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Importante mencionar que o valor nutritivo da silagem de sorgo, ou de qualquer outra cultura, não é melhorado com o processo de ensilagem, essa técnica apenas conserva a qualidade original. Portanto, a silagem de sorgo feita a partir de uma lavoura bem manejada vai ser bem melhor que uma silagem feita com uma cultura “passada” ou malcuidada.
O ponto de colheita também influencia na qualidade final da silagem de sorgo. No caso dessa cultura, o corte correto da planta toda é quando os grãos estiverem no ponto farináceo. Além disso, a lona para a cobertura da silagem deve ser de alta qualidade para garantir a maior conservação dos nutrientes.
Silagem de sorgo: preço
O preço da silagem de sorgo varia de acordo com a região e a qualidade do produto. O custo da produção de silagem de sorgo pode ser influenciado por diversos fatores, como o tipo de silo escolhido, a disponibilidade de mão-de-obra e equipamentos, bem como pelas condições climáticas.
Lona para silagem
Ao escolher uma lona para sua silagem, é importante considerar alguns aspectos para garantir a qualidade do produto e a confiabilidade do fornecedor. Por isso, opte por fornecedores que tenham uma boa reputação no mercado e que sejam conhecidos por fornecer produtos de qualidade. Pesquise sobre a experiência do fornecedor, verificando há quanto tempo eles estão no mercado e se têm um histórico sólido.
Também verifique se as lonas atendem aos requisitos de durabilidade, espessura, proteção UV e impermeabilidade. É importante que o fornecedor possua certificações relevantes e siga as normas e regulamentos aplicáveis à fabricação de lonas para silagem. Isso pode incluir certificações de qualidade, padrões ambientais ou conformidade com regulamentações específicas do setor agrícola.
Lembre-se que o custo da lona extremamente baixo comparado ao valor do silo, porém tem um papel fundamental no resultado final.
Por isso antes de tomar uma decisão final, é recomendável fazer uma pesquisa detalhada sobre a empresa, isso ajudará a garantir a escolha de um fornecedor confiável e que atenda às suas necessidades específicas de lonas para silagem. Ainda tem dúvidas? Entre em contato com um especialista da TechAgro.