O Brasil é atualmente um dos maiores produtores e exportadores de algodão do mundo. Essa posição intensificou-se a partir de 2010 com a chegada em maior proporção de colheitadeiras de enfardamento automático para a extração de fibras do algodão no campo. Desde então, o processo de colheita conta com maior tecnologia, velocidade, redução de desperdícios e consequentemente maior performance. Para tanto, o uso do plástico torna-se indispensável nessa etapa do processo produtivo.
Em áreas com bom preparo de solo e boa produtividade as colheitadeiras colhem e enfardam em média 138 ton de algodão em menos de 4 horas. Os fardos apresentam 2,40m de diâmetro e 2,40m de altura e peso que varia entre 2,3 a 2,8 ton/fardo dependendo do tipo de máquina. Assim, é fundamental que o filme plástico usado no enfardamento seja de alta performance uma vez que devem suportar as movimentações no campo durante o processo de colheita, altas temperaturas, chuva, ventos fortes bem como o transporte até a o processo de beneficiamento das fibras na algodoeira.
+ LEIA MAIS: Soluções do agronegócio – filmes plásticos
Esses filmes plásticos de alta complexidade de formulação são denominados como “wraps“ no mercado algodoeiro e contam com etiquetas de rastreabilidade por rádio frequência, adesivação e sistema de destaque automático. Para um enfardamento perfeito e ininterrupto é necessária uma plena sincronia dessas particularidades do filme plástico.
Filmes plásticos para algodão
O produto WRAP foi desenvolvido em 2017 e tem patente própria requerida. Obedece todas as métricas exigidas pelas três gerações de colheitadeiras automáticas encontradas no mundo, possui telemetria compatível do RFID para rastreabilidade de todo o processo, segurança no fechamento dos módulos
Além disso, é fruto de um compromisso baseado na sustentabilidade de todo o processo de fabricação desde o polietileno 100% virgem até processos de recuperação do material retirado no campo pós colheita o que possibilita ao cotonicultor a segurança e destino correto com o material.
Atualmente são mais de 250.000 hectares de algodão colhidos com o WRAP em mais de 120 propriedades agrícolas espalhadas pelo Brasil, Austrália e Turquia.
É importante também valorização a satisfação total do clientes. Dessa forma, um empresa necessita contar com profissionais especializados no Agronegócio, com formação Agronômica, não somente para um pós-venda eficaz, mas também para apoiar o empresário rural na melhor tomada de decisão de seus investimentos em projetos agrícolas.
Além de estoques estratégicos para atender aos cotonicultores brasileiros e estrangeiros tanto na época da safra como também nos denominados “repiques“ de fim de safra.
+LEIA MAIS: Agronegócio tem crescimento recorde
“O grande diferencial de nossa companhia, além de tecnologias desenvolvidas com aditivos e resinas de alta performance, é a capacidade de nossos Eng. Agrônomos e Técnicos no suporte assertivo às necessidades de nossos clientes. Nosso time externo está diariamente no campo afim de assegurar aos nossos clientes uma experiência positiva desde a aquisição até o fim da utilização do Wrap nas algodoeiras” afirma a CEO Aline Firmeza Hurtado.